Passig, JéfersonSchmidt, Leticia KarineSouza, Amanda Cristiane Rosenbrock Alves deAlmeida, Andressa Rachinhas deMireider, Maria Carolina Furtado2022-12-142022-12-142022-11-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29018Quando o assunto é adolescência na sociedade contemporânea, há desafios referentes à compreensão e a aceitação das escolhas que são feitas nessa fase do desenvolvimento. Há dificuldade na compreensão de que todo o indivíduo se constrói a partir das relações sociais, ou seja, sujeitos sócio-históricos. A adolescência tem sido explicada somente de forma subjetivista, pelos olhos de quem tutela, e não singulariza-se o processo de quem está passando pela adolescência, portanto, deve se superar a visão biologizante que há na adolescência e que leva os adultos, e muitas vezes o próprio adolescente, a uma concepção determinista, ou seja, sendo entendida muitas vezes somente a partir das inquietações e mudanças decorrentes da puberdade. Com o aprofundamento do tema, espera-se um enfoque acadêmico mais atento para as contingências que dão vazão à estigmatização dos adolescentes, a análise crítica de comportamentos normalmente estigmatizados, para que o estudo sobre a adolescência não seja pautado apenas na visão dos adultos sobre o tema, que haja reflexão para entender a origem dos rótulos e sua serventia à aqueles que os projetam e as consequências para aqueles que os sofrem.26 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAdolescenciaestigmaseducaçãosociedadeGeneralização da adolescência: estigmas e implicações sociais vistas a partir da experiência do adolescenteGENERALIZATION OF ADOLESCENCE: STIGMS AND SOCIAL IMPLICATIONS SEEN FROM THE EXPERIENCE OF THE ADOLESCENTMonografia