Teixeira, TúlioVieira, LailaSantos, VerônicaLomba, Yasmin2022-12-122022-12-122022-12-05https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28359O presente artigo tem como objetivo retratar a contribuição do psicólogo no ambiente da educação básica, buscando refletir sobre sua possível influência na redução das ações patologizantes comuns nas escolas básicas, muitas vezes instigadas pelo corpo docente. A partir da inserção desse profissional nas escolas é necessário fundamentar a sua necessidade no âmbito educacional, bem como as razões que levam à medicalização de estudantes para sim propor tratativas não medicalizantes de cuidado no contexto escolar. Para investigar esses tópicos, foi realizada uma revisão bibliográfica de documentos científicos, técnicos ou legais contemporâneos ou retrospectivos em geral, considerados relevantes. Observou-se, à título de conclusão, que a inserção do psicólogo no ambiente escolar é de fundamental importância para que ocorra o direcionamento correto dos alunos que necessitam de cuidados e ações que se diferem do modelo adotado pela instituição. Desta forma, entende-se a importância de uma prática profissional que atenda todas as esferas que compõem o processo de educação e aprendizagem, como meio alternativo à medicalização e à patologização, ou seja, colocando em prática métodos psicossociais, além de viabilizar novas discussões acerca dessa problemática.13 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilpatologizaçãodespatologizaçãomedicalizaçãoeducação básicaPsicologia Educacional e EscolarDesafios da psicologia no ensino básico: contribuições para a educação e despatologização do estudanteChallenges of psychology in basic education: contributions to student education and depathologizationDesafíos de la psicología en la educación básica: aportes a la formación y despatologización de los estudiantesArtigo Científico