Matuzawa, Flavia LumiLisboa, Marcio José2018-10-092020-12-022018-10-092020-12-022018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12184Este artigo traz uma súmula sobre o gerenciamento de processos de negócios (BPM), destacando a análise e o mapeamento de processos de negócios como uma ferramenta de apoio para a gestão, otimização e melhoria contínua de processos existentes. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória através de um questionário aplicado aos colaboradores de uma empresa tradicional, buscando evidenciar o nível geral de conhecimento acerca dos processos realizados pelo setor em que estão inseridos e pela empresa em geral, além de verificar a percepção relativa aos processos atuais e possibilidades de melhoria. O resultado da pesquisa apontou em suma, carência no conhecimento dos processos existentes e falta de documentação dos processos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é destacar de que maneira essas deficiências podem ser mitigadas através da utilização de uma metodologia para a gestão de processos alinhada aos objetivos estratégicos da organização.15 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilBPMGerenciamento de processosOtimização de processosA importância do gerenciamento de processos de negócios (BPM) na otimização e melhoria contínua de processos de TIArtigo Científico