Caron, Cintia VieiraHeerdt, Valéria Liordina2018-07-052020-11-282018-07-052020-11-282018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7934Resumo: A comunicação é fundamental para as relações interpessoais. O indivíduo surdo pode encontrar algumas barreiras comunicacionais na acessibilidade aos serviços, incluindo estéticos. Objetivos: Avaliar a comunicação entre clientes surdos e profissionais nos atendimentos em centros estéticos. Métodos: Pesquisa exploratória, de campo, de opinião, transversal, quantitativa. Questionário aplicado a 5 acadêmicos e egressos surdos de uma universidade, atendidos pelo Programa de Promoção da Acessibilidade da instituição, e outro questionário aplicado a 22 profissionais da área da estética corporal e facial, que atuam em centros estéticos de Florianópolis. Resultados e discussão: Prevalentes profissionais de estética conheciam o significado de LIBRAS, no entanto um respondente dominava a comunicação na Língua Brasileira de Sinais. Os acadêmicos e egressos participantes da pesquisa responderam que nunca se comunicaram em LIBRAS nos atendimentos em centros estéticos. Para a maioria dos clientes surdos, a dificuldade predominante para a busca pelos procedimentos estéticos é a falta de conhecimento sobre os procedimentos, possível resultado das barreiras na comunicação entre profissionais e clientes. Considerações finais: No atendimento interpessoal na estética é fundamental a comunicação com o cliente, seja surdo ou ouvinte. As dificuldades encontradas na comunicação entre clientes surdos e profissionais apontam à necessidade de capacitação do profissional de estética para o atendimento acessível e inclusivo ao cliente surdo.12 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilSurdezLíngua brasileira de sinaisAcessibilidadeEstéticaAcessibilidade comunicacional: comunicação entre clientes surdos e profissionais em centros de estéticaArtigo Científico