COSTA, Kelly Aline RodriguesRODRIGUES, Caroline Larissa SousaNETTO, Gabriela OliviaGAMA, Micaele OliveiraSILVA, Rafaela Stefane2024-07-082024-07-082024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44443Unidade Curricular (UC)INTRODUÇÃO: O transtorno espectro autista (TEA) é um distúrbio neurológico, caracterizado pela dificuldade na comunicação e na interação social, comportamentos estereotipados, além de restrições motoras e sensoriais, que causam impactos importantes no cotidiano das crianças diagnosticadas com TEA. OBJETIVO: Este estudo teve como finalidade abordar os principais tratamentos do TEA expostos na literatura e acerca disso agregar informações para que o fisioterapeuta, de forma individualizada, desenvolva o plano de tratamento adequado para cada criança. MÉTODOS: Consiste em uma revisão integrativa bibliográfica não sistemática, no que diz respeito às intervenções fisioterapêuticas no tratamento do TEA. Nesta revisão, os artigos foram selecionados entre os anos de 2014 a 2024, nas bases de dados eletrônicas PUBMED, SCIELO e PEDro, nos idiomas português, espanhol e inglês. RESULTADOS: Foram selecionados o total de sete artigos abordando sobre os recursos fisioterapêuticos utilizados no tratamento do Autismo, como a hidroterapia, equoterapia, atividade aeróbica, treinamento postural e sensório- motor multimodal. Todos os estudos apresentaram melhoras significativas na cognição, estabilidade postural, marcha e sensibilidade, ofertando uma melhor qualidade de vida à criança. CONCLUSÃO: Através desse estudo, foi possível demonstrar a importância do fisioterapeuta no tratamento de crianças com TEA, devido à grande variedade de recursos que podem ser utilizados.19ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilReabilitaçãoTranKestorno do Espectro AutistaFisioterapiaIntervenções fisioterapêuticas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) : Uma revisão integrativaPortuguêsArtigo Científico