Ferreira Carvalho, Liliane EdiraFelete da Silva, Blanca Franciny2019-02-072020-11-282019-02-072020-11-282018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7766ABSTRACT Abstract:The scenic costumes is born and evolves during the developing of human history. Inside the theater the costumes shown important as essential piece in the Communicator and brings the viewer in the story so that the actors step onstage. Despite several features that a fashion designer acquires during your training, you also need to think about the specific features that a costume designer has living and working integrated with the world of theater to add in your training. So this study aims to analyze the specificity of professional theatrical costume designer front of the fashion designer's education in the 21st century, through a comparison of the methods used by the scenic and costume designer fashion designer. Both professionals work with costumes in a similar manner, but for a fashion designer who wishes to act as a scenic costume designer need to take into account the ergonomic issues specifies of each kind of show, harmony, relationship between stage and public, consider the teamwork and have experience in the middle stage. Keywords: Fashion. Costume. Scenic.Resumo: O figurino cênico nasce e evolui durante o desenvolver da história da humanidade. Dentro do teatro o figurino se mostra importante como essencial peça no quesito comunicador e traz ao espectador parte da história assim que os atores pisam no palco. Apesar das diversas características que um designer de moda adquire durante sua formação, também é necessário pensar nas especificidades que um figurinista possui convivendo e trabalhando integrado com o mundo do teatro para acrescentar em sua formação. Por isso este trabalho tem como objetivo analisar a especificidade profissional do figurinista de teatro frente à formação acadêmica do designer de moda no século XXI, através de um comparativo dos métodos utilizados pelo figurinista cênico e o designer de moda. Ambos profissionais trabalham com figurino de maneira similar, mas para que um designer de moda que deseja atuar como figurinista cênico precisa levar em conta as questões ergonômicas especifica de cada tipo de espetáculo, harmonia de palco, relação entre palco e público, considerar o trabalho em equipe e ter experiências no meio cênico. Palavras-chave: Figurino. Moda. Cênico.68 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFigurinoModaCênicoDo designer de moda para o figurinista: especificidade profissional do figurinista de teatro frente a formação acadêmica do designer de moda em Florianópolis<resourceType xmlns="http://datacite.org/schema/kernel-3" resourceTypeGeneral="Other">Artigo Científico</resourceType>