Silva, Matheus BernardoFarias, Silvio Romero de Araújo2022-03-172022-03-172021-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21430A formação continuada constitui-se como um processo inerente para a atividade profissional do professor. Neste sentido, procurou-se abordar o processo formativo disponibilizado pelo Conselho Regional de Educação Física da Paraíba (CREF10), para os licenciados em Educação Física atuantes na prática escolar, no período de 2016 a 2020. Estabeleceu-se como problema de pesquisa a seguinte indagação: Quais as especificidades dos cursos de aperfeiçoamento ofertados pelo CREF10 e suas relações com os conteúdos que compõem o currículo escolar? Com base nesse questionamento, o objetivo geral deste trabalho foi analisar as ações de formação continuada promovida pelo Conselho Regional de Educação Física da Paraíba para os licenciados em Educação Física, no período acima citado. No que tange ao aspecto teórico-metodológico, a presente pesquisa procurou se aproximar de elementos oriundos do materialismo histórico-dialético (perspectiva ontológica) e de elementos oriundos da pedagogia histórico-crítica, articulada com a teoria crítico-superadora (perspectiva pedagógica). No âmbito técnico-metodológico, por se tratar de uma pesquisa documental, recorremos à leitura analítica (análise temática; análise interpretativa; problematização e síntese pessoal). Os resultados indicaram que o CREF10 não realiza um processo de formação continuada, mas apenas Ações de Aperfeiçoamento, como assim intitulam suas iniciativas pedagógicas, que não apresentam relações entre si. Verificou-se, também, que tais Ações estão direcionadas para o Bacharelado, em detrimento da Licenciatura. Compreendemos que as atividades realizadas por esse Conselho não se configuram, conforme mencionado, como formação continuada e, ainda, contribuem para estabelecer um esvaziamento de pautas educacionais no processo formativo do professor licenciado, associado ao CREF10. Este trabalho propõe-se, então, a incitar reflexões que possam contribuir com o debate, em especial no que se refere à legitimidade do CREF10 no processo formativo de licenciados, bem como procurar identificar os motivos, explícitos ou implícitos, que convergem para o esvaziamento das pautas educacionais no bojo das chamadas Ações de Aperfeiçoamento.80ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação Física EscolarLicenciatura em Educação FísicaFormação ContinuadaCREFPautas EducacionaisFormação continuada de professores de educação física: esvaziamento das pautas educacionaisDissertação