Esswein Junior, Jorge Alberto LewisHeleodoro, Marco Antonio MendesRodrigues, Wilderson2021-07-142021-07-142021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14562Sabe-se que o mercado de energia elétrica é dinâmico e, por isso, sofre mudanças ao longo dos anos, dada a necessidade de padronização, aperfeiçoamento e adequação dos modelos com vistas à obtenção do melhor resultado. Nesse contexto, tendo em vista as necessidades do setor, aliadas às mudanças institucionais e operacionais, fora criado o Ambiente de Contratação Livre – ACL, a partir da publicação da Lei 9.074, em 1995, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com o principal intuito de estimular a livre concorrência e a consequente atração de investimentos privados no setor elétrico nacional. Foram expressos, de forma breve, os avanços históricos do mercado de energia elétrica no Brasil, desde a reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro - SEB até que se fosse possível chegar ao modelo existente na atualidade. Além disso, descreveu-se acerca dos órgãos governamentais e demais agentes envolvidos no processo de comercialização de energia elétrica. Por fim, analisou-se, a viabilidade técnica e econômica da empresa Farol Shopping ao inserir-se no Ambiente de Contratação Livre – ACL, quando comparado ao Ambiente de Contratação Regulada – ACR. Essa investigação foi realizada sobre os dados das faturas de energia elétrica referentes ao ano de 2019. Como resultado, evidenciou-se uma economia total de R$ 1.343.920,62, na qual estão englobados, dentre outros benefícios, a redução de custos, a previsibilidade orçamentária e proteção contra bandeiras tarifárias e horário de ponta.60 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAnálise tarifáriaMercado Livre de EnergiaSEBAnálise técnica e econômica do mercado livre: estudo de caso Farol Shopping.Estudo de Caso