Witt, FabianaSilva, Bernardino José daPinheiro, Pedro Soares Dias2017-12-192020-12-022017-12-192020-12-022017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11658Este trabalho aborda um estudo sobre o planejamento necessário para abertura de um empreendimento, desde a definição do ramo do negócio, o qual será aberto, passando pelo planejamento estratégico, de marketing, das operações, o financeiro, a fim de que se possa chegar a uma conclusão se o plano do negócio é viável ou não. A empresa que passa pela análise é a Estudart, casa de estudos, que tem a função de prestar um serviço de disponibilização de um espaço de estudos para estudantes de diversas áreas, com conforto, visando um melhor aprendizado por parte do cliente. Na descrição do negócio é possível perceber onde a empresa irá atuar. No planejamento estratégico apresenta-se o estudo dos ambientes, assim como o planejamento para o futuro. No marketing temos um mapeamento sobre o ambiente interno da empresa e o ambiente externo, visando maximização dos resultados. Na área de planejamento de operações é possível verificar como e onde a Estudart realizará seus serviços. Por fim, o planejamento financeiro e a avaliação econômica visando analisar se é possível a abertura da empresa.72 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilViabilidadeEmpreendimentoPlanejamentoAvaliaçãoEstudart, casa de estudos: plano de negóciosPlano de Negócio