Oliveira, Cleiton Antonio deMelo, Iasmim SantosSantana, Jaqueline GamaSousa, Paulo Cristiano SilvaJesus, Vitória Macedo Monteiro Gonçalves de2022-07-212022-07-212022-06-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25123A reforma do ensino médio brasileiro, através da Lei 13.415/17, implementou a classificação da Educação Física enquanto itinerário formativo e com isso promoveu a sua flexibilização e a redução da sua carga horária na educação básica nacional. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo discutir os possíveis impactos da redução da carga horária de Educação Física no contexto escolar do ensino médio, diante da reforma do ensino médio promovida a partir da nova BNCC. Desse modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados apresentaram que o componente curricular perdeu o seu status de obrigatoriedade, se tornando flexível, permitindo, assim, que os Estados definam sua forma de aplicação e reduzam a sua carga horária. Logo, conclui-se que a flexibilização da Educação Física traz prejuízo para os discentes do ensino médio, visto que este componente curricular contribui na formação de um cidadão de hábitos ativos e de identidade crítico-analítica, sendo capaz de transformar a sua realidade e da sociedade a qual pertence.20ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEnsino médioEducação Físicareformacarga horáriaEducação física no ensino médio: impactos da redução da carga horária para os alunosPhysical education in high school: impacts of reduced credit hours for studentsArtigo Científico