Cardoso, Jorge Alexandre NogaredResende, Débora Silva2020-11-272020-11-292020-11-272020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10111O seguinte artigo apresenta uma reflexão sobre a metodologia Montessori, questionando como se dá o desenvolvimento do método Montessori, considerando os pressupostos pedagógicos da organização do tempo, espaço e objetivos, na educação infantil da rede pública de ensino. Utilizando o método qualitativo de pesquisa, visa compreender as atividades desenvolvidas, adotando os seguintes critérios: observação de uma determinada turma, entrevista e análise bibliográfica, em que a principal autora é Montessori, seguida por Lillard que traz uma visão mais atualizada. Por meio do estudo percebe-se que há possibilidades de trabalhar com o método Montessori, por ser também uma filosofia educativa, que traz a importância da autonomia e desenvolvimento sensorial, tendo como um dos princípios da filosofia a observação, sendo a criança o centro, observando e analisando seu comportamento e reações em diferentes ambientes.18 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilMontessori, educação infantil, rede pública.Reflexão sobre a aplicação do método Montessori em uma instituição pública.Artigo Científico