ALMEIDA, Eneida deVERTICCHIO, Larissa Verticchio2024-02-192024-02-192023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41500A partir das premissas explicitadas acima, pretendemos explorar o papel da pintura mural enquanto manifestação de arte urbana, levando em conta suas alterações no espaço urbano, considerando-as como objeto de pesquisa, tendo em vista múltiplas percepções e experiências de cidade, considerando seus propósitos estéticos, os códigos de representações, a atribuição de valores e a perspectiva de fruição dos espaços urbanos, por diferentes grupos sociais, para tanto, utilizará como recorte espacial e temático 10 pinturas feitas em empenas no centro da cidade de São Paulo que foram concebidas e pintadas por 9 mulheres, inseridas no Projeto do Museu de Arte de Rua (MAR) idealizado e patrocinado pela Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura ele pretende aprimorar a vocação da cidade para a produção de arte urbana e ampliar o impacto positivo da cultura e na identidade da cidade de São Paulo, estando presente nas cinco macro-regiões da cidade (norte, sul, leste oeste e centro). Após a revisão de literatura concentrada na fundamentação teórica relacionada ao estudo da Arte Urbana e de suas relações com a Paisagem, esta pesquisa se desdobrou na coleta de entrevistas com as 10 artistas escolhidas participantes do Projeto MAR, tendo como objetivo central do estudo a análise de como esses murais conferem identidade à paisagem, por meio do reconhecimento ou dissenso, e pela representatividade para diversos sujeitos e grupos sociais.315ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilarte urbanaidentidadereconhecimentodissensografiteA mulher como agente da pintura mural e o impacto na paisagem cidade de São PauloDissertação