ALVES, Fabíola Fernanda PatrocinioDUARTE, Anna Vitória Viker SeverinoNEVES, Maria Clara Ventura CairesCORREIA, Mariana BrancoFERREIRA, Vilma Cristina de Campos2024-03-212024-03-212023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41843Este artigo resulta de um estudo teórico cujo objetivo foi analisar a subjetividade de adolescentes expostos e participantes ativos das redes sociais. Foi utilizada como proposta metodológica a pesquisa bibliográfica, priorizando-se discussões relacionadas à abordagem sócio histórica em que os principais descritores foram: adolescência, redes sociais, processos de subjetivação. As discussões sugerem que o processo de subjetivação ocorra a partir da interação com o outro e o meio que se convive. Com a evolução da tecnologia, o meio de contato se expandiu trazendo assim novas possibilidades de interação que podem afetar a construção subjetiva do sujeito. A pesquisa aponta que as redes sociais constituem uma nova forma de se comunicar virtualmente e possuem a capacidade de homogeneizar as subjetividades na sociedade contemporânea. Contudo, elas também podem incentivar expressões originais em adolescentes proporcionando meios singulares de se relacionar e viver no mundo.21ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziladolescênciaredes sociaisprocesso de subjetivaçãoteoria histórico-culturalO papel da comunicação virtual no processo de subjetivação de adolescentesArtigo Científico