Santa Rosa, Josefa Risomar OliveiraAmâncio, Jorge Souza2021-08-062021-08-062021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17206A presente pesquisa aborda o cinema como ferramenta didática para contribuir no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de História, possibilitando a construção de conhecimentos de forma inovadora e motivacional tanto para o(a) educador(a) quanto para o(a) estudante. Nesta direção, o cinema vem a contribuir por meio de imagens no desenvolvimento significativo do conhecimento, fazendo uma relação das cenas com o conteúdo trabalhado. A priori, o trabalho dá início ao contexto histórico por sua invenção, em seguida, a chegada do cinema no Brasil e como foi se tornando uma ferramenta pedagógica nas escolas, sendo utilizado nas aulas de História, em que teóricos corroboram nessa linha de pensamento. Propõe-se, enquanto objetivo geral: compreender os conhecimentos teóricos e técnicos para o uso do cinema em sala de aula, trazendo para a realidade do discente e buscando melhorar a qualidade de ensino. Para tanto, a ideia foi desenvolvida a partir do alcance de objetivos específicos, tais como: discutir a possibilidade do uso do cinema como ferramenta pedagógica e não somente de entretenimento; explanar como possibilitar o debate e a reflexão por meio de filmes apresentados na sala de aula; por fim, analisar como os filmes difundidos pela indústria cinematográfica podem ser utilizados como recursos didáticos para o ensino de História, a fim da melhor assimilação de conteúdos por parte dos(as) alunos(as) despertando o interesse pelo tema tratado. Nesta vertente, foi feita análise de dois filmes: O menino do pijama listrado e Guerra de Canudos, que trazem cenas das quais o docente pode utilizar fazendo uma assimilação com o conteúdo, saindo das aulas meramente expositiva, em que o foco era somente o livro didático.66 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCinemaEducaçãoRecurso didáticoHistóriaCinema como recurso didático no ensino-aprendizagem de HistóriaMonografia