Guimarães, Larissa OliveiraSantos, Messias Silva2021-08-202021-08-202021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17332O presente estudo teve como objetivo debater a problemática que envolve a inclusão escolar do surdo através das análise de pesquisas teóricas que possibilitaram a coleta de dados referentes ao tema proposto. Foram examinados os seguintes tópicos: aspectos da inclusão no Brasil. A língua natural das pessoas com surdez: libras; ideia de inclusão escolar do aluno e a inserção da inclusão no Projeto pedagógico das unidades escolares. A metodologia empregada constitui-se da pesquisa bibliográfica bem como a pesquisa de campo com instrumento de pesquisa que buscaram a fundamentação em: Strobel (2008), Perlin e Miranda (2003), Damázio (2007), Sassaki (2004),Mantoan (2006), Vasconcelos e outros. As práticas pedagógicas ainda não atingem um aprendizado significativo para os alunos surdos, eles são excluídos de certa forma do processo de ensino e aprendizagem uma vez que não oportuniza o bilinguismo, sua língua mãe, para que aconteça realmente aprendizagem. Infere-se nesse contexto a necessidade de o profissional da educação estar em formação continuada buscando meios de renovar suas práticas de ensino.50 f.ptAtribuição-NãoComercial 3.0 BrasilInclusãoSurdoPráticas pedagógicasOs Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na EscolaMonografia