NUNES, Marcilia Ingrid Lima BarrosoFERREIRA, Cristian Dáxi CostaCOSTA, Marília Gabrieli Bezerra Pierre CostaMAIA, Raphael Brandão2024-02-212024-02-212023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41520O estudo objetivou analisar a influência do profissional de educação física no avanço das capacidades físicas primárias e psicossocial de crianças com autismo. Foi realizada uma revisão bibliográfica com artigos publicados entre o período de 2018 a 2023 nas bases de dados Medline (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os artigos indicaram a utilização de atividades físicas básicas, estimuladoras de habilidades motoras fundamentais, com exercícios de locomoção, atividades com bola, treinamento de integração sensorial (SIT), ginástica rítmica adaptativa (ARG), treinamento funcional e movimentos de artes marciais. As intervenções demonstraram melhoras no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, habilidades sociais e de comunicação, bem como a sua autoestima, cognição, comportamentos autoestimulantes/autodestrutivos, reduzindo os comportamentos estereotipados e desadaptativos dessas pessoas. Conclui-se que a atividade física pode contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial de crianças com autismo, sendo o profissional de educação física um agente que precisa compor os grupos de sujeitos no desenvolvimento de programas de exercícios adaptados especificamente elaborado.12ptAttribution-NoDerivs 3.0 Brazileducação físicadesenvolvimento infantilautismo infantilInfluência do profissional de educação física no desenvolvimento biopsicossocial de crianças autistas: um estudo de revisão bibliográfica integrativa.Influence of physical education professionals on the biopsychosocial development of autistic children: an integrative bibliographic review study.Artigo Científico