Papini Horta, FláviaLeticia Coelho Barbosa, Fernanda2022-06-292022-06-292022-06-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23500Resumo: O transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento que pode ser classificada em diferentes níveis, e, dependendo do nível de autismo que o indivíduo apresenta, pode não se beneficiar ao ser incluído nas escolas típicas do Brasil. Um agravante para este problema, é a falta de espaços de apoio estruturados para este público. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver um projeto arquitetônico de um Centro de Apoio Estruturado para pessoas com autismo, onde autistas irão aprender a desenvolver habilidades básicas, com o objetivo de se tornarem capazes e independentes, em um local adaptado e estruturado de acordo com as sensibilidades sensoriais e outras necessidades. O trabalho foi desenvolvido através de orientações e com a elaboração de 8 fichas, em que cada uma apresentava aspectos diferentes da pesquisa realizada, desde a justificativa do tema até o levantamento topográfico do terreno. A localização foi escolhida estrategicamente no centro de Belo Horizonte, por ser um local de fácil acesso com várias opções de transporte público e que tem potencial para transformar o empreendimento em uma referência em Minas Gerais. Entretanto, o investimento para a concretização deste projeto será alto, por ser construído em um terreno na região central e ser uma obra de alto padrão. Portanto, a criação de uma área comercial de lojas no pavimento térreo e salas para locação, entre outros fatores, serão aspectos que contribuirão para a viabilidade financeira deste empreendimento53ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAutismoDesign SensorialNeuroarquiteturaTranstorno do Espectro AutistaCentro de Apoio Estruturado para Pessoas com AutismoSupport Center for People With AutismMonografia