MONTIEL, José MariaLIMA, Bárbarah Fernanda PeriniVITORELLI, Bruna FerreiraANDRADE, Tiago Lino2023-11-222023-11-222023-11-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37101Embora temas como inclusão e autismo tenham ganhado força nas últimas décadas, educadores e sistemas educacionais enfrentam dificuldades em propiciar um ensino e ambiente educacional adequados para os alunos com deficiências. O presente trabalho tem como objetivo apontar ferramentas adequadas a fim de auxiliar os professores no processo de adaptação e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA e promover uma reflexão sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos professores frente ao processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista em sala de aula. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica nas principais fontes de artigos acadêmicos e resultou em apontamentos as principais dificuldades que os professores encontram diariamente com a crescente demanda de alunos com autismo nas salas de aula, assim como a necessidade de métodos, ferramentas e intervenções adequadas para potencializar o processo de aprendizagem e ensino de habilidades sociais destes alunos. Apresenta como principal contribuição acadêmica, um direcionamento conciso para profissionais da área da educação e da psicologia para que possam, através das informações contidas e ferramentas apresentadas no estudo, favorecer o processo de ensino aprendizagem, compreender e lidar com os desafios associados ao transtorno do espectro autista. Estudos futuros devem investigar o aumento de diagnóstico de TEA e a possibilidades de mudanças atitudinais na sociedade e no sistema educacional brasileiro.23ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasiltranstorno do espectro autistaautismoinclusão escolarorientação aos professoreseducação infantilescolaConsiderações aos professores da educação infantil sobre inclusão de crianças com autismo na sala de aulaMonografia