Gomes, WalquiriaCaetano, MarcelaSantos, MellyneaAndrade, AnuellyInácio, Aline2023-01-102023-01-102022-12-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30994A doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva, que apresenta alguns distúrbios motores, o sistema dopaminérgico é afetado e o estímulo desenvolvido por esta região é fundamental para a estabilidade durante o movimento de locomoção, o diagnóstico clínico é de suma importância para a identificação da DP. O uso da Realidade Virtual (RV) vem sendo proposto como um novo recurso que pode contribuir para a reabilitação motora de pacientes neurológicos, que atua por meio visual, auditivo e somatossensorial. Analisar a eficácia do tratamento fisioterapêutico com a realidade virtual, em paciente com Parkinson, onde pode ser utilizadas ferramentas como o videogame para desenvolver estratégicas físicas, visuais, auditivas, cognitivas, psicológicas e sociais para melhor desempenho na realização das atividades, especialmente ao caminhar, esse novo método de abordagem é libertadora e energizante, sendo capaz de promover habilidades motoras funcionais com dicas e exercícios virtuais fisioterapêuticos. Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a utilização da RV em uma paciente portadora da DP, entre o período de agosto a dezembro de 2022, realizado no Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), localizado no município de Jaboatão dos Guararapes/PE. Diante dos artigos selecionados, a RV tem sido cada vez mais usada para auxiliar o tratamento fisioterapêutico de pacientes com DP, favorecendo a aprendizagem motora. A fisioterapia exerce um importante papel no tratamento da DP e novas tecnologias podem oferecer uma boa qualidade no serviço prestado.31f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilRealidade VirtualFisioterapiaDoença de ParkinsonA eficácia da realidade virtual como tratamento fisioterapêutico na reabilitação em pacientes com doença de Parkinson: revisão bibliográfiicaPortuguêsArtigo Científico