Acco Junior, JoseVIEIRA, , AndersonBORGES, Rafael Rodrigues Krá2023-07-012023-07-012023-06-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34552O futsal é uma das modalidades mais praticadas entre crianças e adolescentes, buscando o desenvolvimento motor e aprimoramento de suas capacidades físicas. O presente estudo tem como objetivo propor um método que valorize a inclusão e a ludicidade no ensino do futsal, oferecendo metodologias variadas nos fundamentos técnicos do futsal e promovendo encontros através de jogos recreativos com instituições que tem o mesmo propósito. O trabalho foi desenvolvido a partir de material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos, seguindo os preceitos de um estudo exploratório. Foram incluídos artigos científicos publicados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2022. Baseado no referencial bibliográfico, o método de ensino a ser proposto seria o uso de um jogo pré-desportivo ligado a ludicidade no processo de ensino do conteúdo de futsal, com professores qualificados e que saibam da relevância desse tipo de aprendizagem, com espaços que permitam abranger esses ensinamentos, com infraestrutura e carga horário suficientes. A ludicidade ligada ao jogo permite com que o aluno aprenda a melhor a lidar com as adversidades que o futsal pode trazer, diminuindo a possibilidade de desenvolver qualquer tipo de distúrbio relacionado a ansiedade e depressão.14 FptAtribuição 3.0 BrasilFutsalEsportistaRecreaçãoINCLUSÃO E LUDICIDADE: UMA PROPOSTA INOVADORA PARA A INICIAÇÃO DESPORTIVA NO FUTSALINCLUSION AND PLAYFULNESS: AN INNOVATIVE PROPOSAL FOR INITIATING FUTSAL IN SPORTSArtigo Científico