CLARO, Flávia LankowskiCARDOSO, Anderson2022-12-192022-12-192022-12-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29974O CMEI atenderá crianças de baixa renda em um bairro periférico de Curitiba e terá como conceito ensinar junto a natureza, pois o ato de ensinar e aprender ocorre dentro de um ambiente, sendo ele construído ou ambiente natural, refletindo sobre estes espaços de ensino, é necessário examinar as relações entre as crianças e os espaços escolares. Por isso, adotou-se os conceitos da pedagogia Waldorf do renomado filósofo Rudolf Steiner e o conceito Montessori da médica Maria Montessori que aperfeiçoou e modernizou o conceito Waldorf para os tempos contemporâneos, desconstruindo o método tradicional do ensino para um ensino de autossuficiência. E está desconstrução se inicia com uma arquitetura extremamente adequada paracriar uma atmosfera emocional resultando calmaria, tranquilidade, paciência, acolhimento e respeito nos alunos. Com o objetivo de ensinar junto a natureza buscou-se um terreno próximo a uma APP (Área de Proteção Permanente) que fica ao lado de um rio, com o intuito induzir a criança avivenciar a natureza, pois promover a qualificação destes espaços é um papel social que a arquitetura deve desempenhar, para o desenvolvimento infantil com qualidade. A soma das duas mitologias resulta em uma arquitetura baseada minimalista da metodologia Waldorf com interiores auto eficientes da metodologia Montessoriana.O resultando será um agregado de diretrizes para concepção de um projeto de Centro Municipal de Educação Infantil.124ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 BrasilCMEIMontessoriWladorfEnsinoNaturezaArquitetura escolarEducação infantilCMEI - Centro Municipal de Educação InfantilCMEI - Municipal Early Childhood Education CenterMonografia