Nogueira, Matheus CiccacioCampos, Paulo Roberto de JesusAmorim, Alexandre Toassi2022-12-162022-12-162022-12-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29605De acordo com o estudo publicado pela Confederação Nacional do Transporte – CNT, a qualidade do pavimento das rodovias tem impacto direto no desempenho do transporte rodoviário e na economia do Brasil. Uma rodovia com más condições de pavimento aumenta o custo operacional do transporte, reduz o conforto e a segurança dos passageiros e das cargas, além de causar prejuízos ambientais. A escolha dos materiais que constituem o pavimento foi por décadas baseada em critérios empíricos, mas com o desenvolvimento de novos métodos de laboratório, apoiados no entendimento mais adequado do comportamento dos pavimentos, esta prática está sendo revista. Em um método relativamente restrito de análise, a durabilidade de serviço de nossas vias se mostra menor do que poderiam, aumentando o custo de manutenção e a realização de manutenções precoces, sem deixar de citar o desconforto e o risco que o uso de tais vias gera ao usuário. Este estudo visa compreender, por meio de análises e ensaios, o comportamento do solo mediante as diferentes solicitações e assim comparar os resultados entre os métodos CBR e Módulo de Resiliência de dimensionamento de pavimentos e como isso reflete no resultado construtivo da via.30 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPavimentosCBRMódulo de ResiliênciaDimensionamentoComparação dos indicadores de dimensionamento de projeto entre as metodologias tradicionais e atuaisComparison of project sizing indicators between traditional and current methodologiesArtigo Científico