Rosa, Josélia Euzébio daGarcia, Maria Aparecida Cardoso Nunes2019-07-092020-11-292019-07-092020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10023O conteúdo e método de ensino, que se desenvolve na escola, determina o pensamento a ser ampliado pelos estudantes: empírico ou teórico. Despertar o desejo pela apropriação dos conceitos em nível teórico foi o desafio que assumimos na presente pesquisa. A partir da docência no estágio, investigamos as possibilidades de aplicação de uma situação desencadeadora de aprendizagem por meio do procedimento de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental I sobre o conceito de fração. A pesquisa é sustentada no método do materialismo histórico dialético, mais especificamente, sobre duas de suas categorias: o abstrato e o concreto. A fonte de dados é a experiência da docência transcorrida durante o estágio supervisionado com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental, na cidade de Tubarão em uma escola da Rede Estadual de Ensino. Os dados da pesquisa foram organizados em três cenas, as quais foram extraídas da experiência do estágio mediante registro fílmico e fotográfico: Cena 1 - Concreto ponto de partida; Cena 2 – Abstração; e Cena 3 - Concreto ponto de chegada. Os resultados indicam o potencial do movimento entre abstrato em concreto, no procedimento de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto, desde que o fio condutor desse movimento seja a relação universal do conceito em estudo.23 f.pt-BRAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilEnsino e aprendizagemRedução do concreto ao abstratoAscensão do abstrato ao concretoProcedimento de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto no processo de ensino e aprendizagem do conceito teórico de fraçãoArtigo Científico