Sandrini, Nádia Maria SoaresNeves, Natália Custódio2019-07-092020-11-292019-07-092020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10034Este artigo reflete sobre a interação entre a escola e a família. Apresenta uma pesquisa exploratória e qualitativa realizada em duas escolas da rede pública do município de Pescaria Brava (SC) que envolveu as famílias, diretores e professores para coletar opiniões e percepções através de um questionário com questões abertas e fechadas. A pesquisa objetivou identificar as formas utilizadas para fomentar a interação com as famílias e relacionar as opiniões de pais, gestores e professores sobre como efetivar essa interação nas escolas. Os resultados evidenciaram a interação como necessária para o desenvolvimento do educando e que o interesse e a valorização desse aspecto na gestão da escola se faz presente. O estudo demonstrou satisfação da família com a escola, afirmando participação em reuniões e no dia da família. Sugerem, entretanto, outras formas de interação que caracterizam muitos aspectos da gestão da escola. Identificou-se manifestada a crença na interação família e escola com alguns desafios. É preciso compreender as famílias e as suas possibilidades, assim como a escola, mas fica claro que compete a segunda incentivar e envolver as famílias na gestão da escola.25 f.pt-BRAttribution 3.0 BrazilGestãoFamíliaEscolaGestão da interação família e escola: explorando opiniões em escolas da rede pública do município de Pescaria Brava – SCArtigo Científico