Amorim, Maria Izabel deMachado, Gabriella Ferreira2021-12-212021-12-212021-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20632A colaboração entre psicologia e educação vem se tornando cada vez mais discutida, portando este estudo buscou identificar a visão de gestores escolares sobre o papel do psicólogo dentro da educação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa, cujo participantes da pesquisa foram três diretores, três secretários e uma assessora pedagógica, todos de escolas municipais. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, composta por cinco perguntas e em seguida, submetidos a análise de conteúdo. A partir dos dados levantados na pesquisa foi possível perceber como os gestores compreendem a importância da atuação de profissionais de psicologia dentro das escolas e como estes desejam a presença do profissional nas escolas onde atuam. Contudo, conclui-se que o fazer da psicologia na escola é necessário, sendo participativa em todos os meios do ambiente educacional, trabalhando com as emoções, aprendizagem, relações interpessoais, orientação, dentre tantas outras atividades que permitem psicólogas(os) trabalharem, sempre visando o sigilo e o respeito por todos que compõem este espaço.26 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPsicologiaPsicologia educacionalEducaçãoGestores escolaresA visão de gestores escolares sobre o papel da(o) psicóloga(o) educacionalArtigo Científico