Schmidt, Leonete LuziaSchmuller, Leonardo Godoy2021-06-082021-08-042021-06-082021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16216No ano de 1970, a Seleção Brasileira de futebol se tornava o primeiro time a ser tricampeão do mundo, colocando em êxtase a população e fazendo transbordar o sentimento de paixão pelo esporte. Por outro lado, o momento político do país iria para um caminho totalmente contrário do futebol, em que a imagem do governo se tornava impopular. Considerando este contexto o objetivo com o presente artigo foi conhecer propagandas da vitória da Copa Mundial de futebol de 1970 publicadas na mídia impressa e sua utilização pelo governo militar da época enaltecer sua imagem perante o povo. Como objetivos específicos: identificar aspectos da relação governo e com o futebol; encontrar evidências que mostram o governo Médici se beneficiando da imagem do time campeão do mundo; descrever vantagens que o governo Médici obteve com as publicações na mídia. Trata-se de uma pesquisa documental, cujas fontes utilizadas são jornais e revista de grande repercussão na época. Os resultados evidenciam que a Seleção se tornara símbolo de amor para a nação e, se aproveitando da situação, o governo buscou aliar-se a figura do time campeão por meio das mídias da época para impulsionar a sua popularidade com a população.15 f.pt-BRAttribution-NonCommercial 3.0 BrazilCopa do mundoDitadura MilitarMídiaA vitória na copa do mundo de futebol em 1970 e seu uso pela mídia para enaltecimento do governo na ditadura militarArtigo Científico