Rocha, Luciano Daudt daSaraiva, Wagner Galant2019-12-162020-11-292019-12-162020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10118This article analyzes the National Curriculum Guidelines for Teacher Training Courses (NCG) in order to identify if they are being designed to meet contemporary demands. To do this, we discuss the concepts of transdisciplinarity from a literature review and then analyze the NCGs, seeking to understand transdisciplinarity and checking if there is any approach about it or how it appears in the document. The results point to the presence of this discussion, but because of the indirect approach, some concepts end up not being cited as expected in a transdisciplinary attitude.Este artigo analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Formação de Professores a fim de identificar se elas estão sendo pensadas de forma a atender as demandas da contemporaneidade. Para fazer isso, debatemos os conceitos sobre transdisciplinaridade a partir de uma revisão bibliográfica e posteriormente analisamos as DCNs, buscando compreender a transdisciplinaridade e verificando se existe alguma abordagem sobre ela ou como ela se apresenta no documento. Os resultados apontam à presença desta discução, mas por causa da abordagem indireta, alguns conceitos acabam não sendo citados como se espera em uma atitude transdisciplinar.18 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTransdisciplinaridadeDiretrizes Curriculares NacionaisFormação de professoresEnsino superiorTransdisciplinaridade na formação de professores: um estudo a partir das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de formação de professoresTransdisciplinarity in teacher training: a study from national curriculum guidelines for teacher training coursesTransdisciplinaridad en la formación de profesores: un estudio de las directrices nacionales del currículo para cursos de formación de profesoresArtigo Científico