Sobierajski, Hernani L.Oesterlein, Laís Cibele2018-07-022020-11-272018-07-022020-11-272018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7368Este trabalho tem por objetivo abordar a responsabilização dos fornecedores durante a ocorrência do evento denominado Black Friday quanto à publicidade enganosa nele contida. Em primeiro momento, foi feita uma contextualização do que é o Código de Defesa do Consumidor – CDC, bem como os elementos que compõem a relação de consumo, seguidos dos princípios e direitos básicos do consumidor que versam no mencionado ordenamento jurídico. Em um segundo momento, essa pesquisa abordou a diferenciação de propaganda e publicidade e as práticas publicitárias proibidas pelo CDC, posteriormente apresenta o conceito de comércio eletrônico e o surgimento da Black Friday no Brasil. Por último, é tratada a responsabilização dos envolvidos durante o período da Black Friday ao veicular anúncios de publicidade enganosa. Para o desenvolvimento do presente estudo elegeu-se o método dedutivo, aliado ao procedimento monográfico e técnica de pesquisa bibliográfica. Sendo assim, verificou-se que os tribunais apresentam pareceres favoráveis diante do consumidor, tendo em vista que os anúncios publicitários praticados durante o período da Black Friday vinculam o fornecedor ao cumprimento da publicidade.57 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilResponsabilidade civilPublicidade enganosaBlack FridayA responsabilidade civil em face da publicidade enganosa: uma análise sob a ótica da Black FridayMonografia