Travessa, Sheila SantisiLink, Kaue2017-07-132020-11-292017-07-132020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11231Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o processo de criação de uma central de telefonia empresarial utilizando o software livre, de código aberto, Asterisk e suas distribuições, utilizando dispositivos como computadores, smartphones, aparelhos telefônicos analógicos, e aparelho telefônico IP como terminais de comunicação, acrescentando diversas funcionalidades a central até então impossíveis de serem utilizadas com as centrais telefônicas encontradas comercialmente no mercado, assim como um ambiente de estudos no laboratório N da Unisul, sala 219H, utilizando um computador, sendo um ambiente somente de testes, de configurações modestas devido ao baixo tráfego de ligações, funcionando como servidor de telefonia, com diversos ramais conectados à ele, para que se possa estudar o tráfego de pacotes pela rede durante uma chamada dos diversos protocolos de telefonia existentes. Além disso o trabalho contempla a conceptualização dos principais tópicos de estudo que envolvem a instalação, configuração e utilização de um sistema telefônico de voz sobre IP, o VoIP, tecnologia que vem crescendo a cada ano acompanhando a evolução da Internet, e mostrando que tende a ser o futuro da telefonia.52pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilVoIPTelefoniaAsteriskSistemas telefônicos baseados em software livreMonografia