Brasil, VanderleiSouza, Janaina Bosquetti de2017-10-232020-11-292017-10-232020-11-292012https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10340A presente pesquisa se refere ao estudo sobre o relacionamento interpessoal e a satisfação no trabalho em uma Cooperativa de Crédito, discutindo o trabalho como uma atividade vital que possibilita ao indivíduo construir sua identidade, sentir-se aceito e reconhecido pelo outro e por sua cultura. Tem como objetivo geral caracterizar a influência do relacionamento interpessoal sobre a satisfação no trabalho de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito. Como objetivos específicos, a pesquisa elencou: verificar o sentido do trabalho atribuído por colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito; caracterizar os relacionamentos interpessoais de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito; descrever as percepções de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito acerca de seus relacionamentos interpessoais, nos seguintes aspectos: liderança, comunicação, autonomia e decisões; identificar a satisfação profissional de colaboradores em uma Cooperativa de Crédito. Este trabalho é classificado como uma pesquisa exploratória e qualitativa, cujo delineamento é o de estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizados quatro encontros de grupo focal, com sete colaboradoras. Os dados coletados foram analisados e categorizados, relacionando-os com o referencial teórico apresentado. Ao fim deste processo, constatou-se que as participantes atribuem como sentido do trabalho a responsabilidade e a satisfação; quanto aos relacionamentos interpessoais no grupo de trabalho, constatou-se que estes apresentam características como: compreensão, companheirismo e responsabilidade, evidenciando que as relações são tecidas com solidariedade, ultrapassando as tarefas profissionais. Quanto à liderança foi identificado um contraponto entre centralização e acessibilidade, as participantes demonstram admiração em relação à postura da líder, considerando a mesma como exemplo profissional. A comunicação é revelada como acessível e permeada de afeto. Outro aspecto evidenciado foi a autonomia que se depara com a centralização da liderança, embora haja liberdade para criar e expor opiniões. As participantes percebem que seu trabalho funciona como um processo e suas atitudes afetam o outro e, deste modo, compartilham as decisões. A satisfação é identificada pela utilidade do cargo e reconhecimento profissional. Em contrapartida, o que não satisfaz no trabalho são questões operacionais, como conciliar o tempo e a centralização dos processos. Esta pesquisa ainda apontou a importância do trabalho em equipe, como a cultura da organização pode valorizar os seus profissionais, além do que evidenciou como o fato de sentir-se reconhecido colabora significativamente para o desenvolvimento da identidade individual e coletiva, pois favorece vivências de satisfação, propiciando condições adequadas à saúde do trabalhador.65 f.pt-BRCooperativa de CréditoRelacionamento interpessoal no trabalhoSatisfação no trabalhoCooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalhoMonografia