Simone Francisca de Oliveira, SimoneMárcia Caldeira Euzébio, Márcia2021-12-142021-12-142021-12-03https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19005O presente projeto de intervenção tem como tema o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down, com relação à aplicação de atividades lúdicas no ambiente escolar, visando proporcionar atividades que possam contribuir com melhorias no seu sistema sócio afetivo. O brincar tende a contribuir, de forma leve e agradável para o desenvolvimento da criança, resultando em vários benefícios que possam influenciar em seu modo de vida. Vygotsky (1997) aborda que tanto a criança com desenvolvimento típico, quanto a criança com desenvolvimento atípico, não se desenvolvem espontaneamente com o tempo, pois tudo depende das interações e experiências as quais são expostas, ou seja, das aprendizagens fornecidas pelo seu meio social. Desta forma, a aprendizagem, fundamentada na técnica do lúdico e do brincar, tem a capacidade de promover a interação e cooperação entre as crianças, juntamente com os educadores, dentro de um espaço, que estimule tal interação, e que não seja necessariamente na sala de aula, mas sim em um ambiente que seja apropriado para as brincadeiras e o manuseio com brinquedos adequados. Estudos apontam que crianças com Síndrome de Down, quando estimuladas precocemente, ou seja, desde o nascimento, tendem a se desenvolver melhor em todos os aspectos de sua vida, tanto na cognição, na motricidade e na socialização de uma forma geral, compreendendo que o entendimento sobre as necessidades e individualidades, permite que a criança com deficiência, tenha a estimulação e a identificação de suas potencialidades, para que assim sejam trabalhadas adequadamente. (MOREIRA, EL-HAN E GUSMÃO, 2020). Na escola, a criança com Síndrome de Down, lida com dificuldades de aprendizagem ligadas aos comprometimentos da trissomia genética, como dificuldades audiovisuais, motoras, baixa capacidade de atenção, entre outras. Há também adversidades na vida social dessa criança, que por sua vez não compreende as regras para socialização e trabalhos cooperativos, sendo assim de extrema importância para o seu desenvolvimento, a atenção e preparo, por parte dos educadores e de seus familiares, para que possam de uma melhor forma, lidar com as limitações e impasses que a Síndrome de Down, possa causar no desenvolvimento da criança.23 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilSíndrome de DownBrinquedotecaBrincando com crianças com síndrome de down: Importância das intervenções lúdicas no ambiente escolar e familiarMonografia