Lima, Carlos Rogério Montenegro deMachado, Eduardo Alexandre Corrêa de2019-11-062021-08-042019-11-062021-08-042019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15096O processo de valuation para as empresas pode ser realizado através da aplicação de diversos métodos, e em sua grande maioria com base em modelos quantitativos, econômicos e financeiros. No entanto, quando se propõe a estudar o valuation de empresas conhecidas como startups, que são em sua maioria empresas de pequeno porte com substancial viés e potencial tecnológico, e onde grande parte possui componentes de inovação, manter a avaliação tradicional pode não representar a realidade buscada pelos investidores. Neste sentido, o objetivo dessa dissertação é propor um modelo de valuation para empresas startups, sob a ótica do investidor. Para tanto, buscou-se identificar quais as metodologias mais utilizadas no processo de valuation para empresas startups, quais características que diferenciam cada uma delas, diferenciar os critérios considerados por investidores no processo de valuation para empresas startups, para poder demonstrar a proposta de modelo a partir do ponto de vista do investidor. Como resultado, foi criada uma matriz para representar as taxas de compensações dos critérios Valuation/TIR, que teve 50% da representatividade do modelo, Empreendedorismo, com 30%, e Inovação, com 20%, todos considerados elegíveis pelo investidor. A proposta de modelo se mostrou exitosa ao agregar critérios financeiros e não financeiros, auxiliando na tomada de decisão do investidor aplicar recursos financeiros em empresas startups.74 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilValuationStartupInovaçãoAvaliação de empresasUma proposta de modelo de valuation para empresas startups, sob a ótica do investidorDissertação