MACHADO, Gustavo ReisPAIVA, Nicole Lopes2024-01-232024-01-232023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40942O modelo de arquitetura escolar é semelhante ao do final do século XIX devido à sua sistemas rígidos e hierárquicos, que dificultam o desenvolvimento psicológico, cognitivo e intelectual. Portanto, considerando que a escola é o primeiro contato da criança com sociedade, o ambiente escolar busca alcançar a integração entre bem-estar e conhecimento e melhorar os processos cognitivos. O presente estudo destaca esses problemas e busca soluções arquitetônicas através de estudos de caso e visitas ao local para avaliar opções e soluções, estudo de literatura como o estudo do ambiente escolar, comportamento humano e o meio ambiente, e a neurociência em conjunto com a educação como meio de propor bases para a prática de espaços arquitetônicos adaptados. Dada a realidade do local, propôs a implementação do projeto arquitetônico projeto de um Centro Educacional que oferece um espaço extracurricular. Com base no identificação do problema local e da área de estudo, diretrizes para o desenho e desenvolvimento do projeto arquitetônico foram criados.80ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilarquitetura escolarambiêncianeurociênciaeducaçãoCentro educacional: apoio ao contra turno escolarEducational Center: Support for after-school shiftsMonografia