Santos, Daniel Kerry dosCardoso, Jennifer2019-12-122020-11-292019-12-122020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10218O presente estudo objetivou problematizar as narrativas de um grupo de meninas adolescentes de uma escola pública da região da grande Florianópolis acerca dos sentidos que atribuem às noções de “padrões de estética” e “idealização do corpo”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada por meio de um grupo focal/reflexivo. O número de participantes foi de oito meninas com idade entre 17 e 19 anos, que cursavam o Ensino Médio regular do mesmo ou diferente turno escolar. A pesquisa foi realizada durante três encontros de uma hora cada, ao longo de uma semana, Para análise dos dados, seguiu-se a metodologia de análise das Práticas Discursivas e de Produção de Sentidos de Spink e Medrado. Observou-se com esta pesquisa a importância de proporcionar um espaço reflexivo juntamente com as adolescentes e também a necessidade de potencializar a voz e os sentidos atribuídos a temática tanto dentro do âmbito escolar quanto nas relações familiares e sociais.28 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCorpoAdolescênciaPadrão de estéticaImagem corporalImplicações padrão Barbie: sentidos que meninas adolescentes atribuem aos padrões de estética e idealização do corpo.Artigo Científico