Zambiasi, Saulo PopovSaurin, Luiz Fernando Silva2022-12-142022-12-142022-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29103Jogos digitais se tornaram um dos principais meios de entretenimento, ultrapassando a música e o cinema em receita anual. Além de seu objetivo primário em ser uma forma de lazer, jogos digitais também apresentam aplicações em áreas como saúde, educação e treinamento, onde estes são categorizados como serious games. Para se manter competitivo na indústria dos games, as empresas têm buscado entregar experiências cada vez mais inovadores aos jogadores, desde jogos com grande detalhamento gráfico, até formas de interação utilizando dispositivos de realidade virtual. Dentre estas tecnologias, há espaço para a utilização de assistentes virtuais, para tornar a interação entre o jogador e máquina mais dinâmica e natural, apesar de serem tecnologias que não são comumente usadas para o desenvolvimento de jogos. Este trabalho irá abordar sobre essa oportunidade de mercado, detalhando sobre o estado atual da indústria de jogos digitais, suas tecnologias e, ao final, apresentar um protótipo utilizando um assistente virtual.69 f.ptAtribuição 3.0 BrasilAssistentes virtuaisSerious gamesTecnologiaInteratividade em jogos digitais utilizando processamento de linguagem naturalMonografia