Silva, Matheus BernardoRocha, Letícia Oliveira Martins2020-12-152021-07-302020-12-152021-07-302020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14927This article aims to analyze the possibilities and limits of active methodologies for the benefit of the student's study activity. For this, the historical-critical theory was taken as a theoretical reference. We sought to research about the contribution of active methodologies in teacher planning and, consequently, to verify whether such methodologies contribute to the teaching and learning process in order to effect the integral development of the student from the perspective of historical-cultural theory. In this sense, this research is characterized as bibliographic, whose aim is to appropriate the theoretical framework and analyze the foundations of active methodologies. It was found that, for the teaching and learning process to be fully contemplated, it is necessary that the student be in study activity. Thus, the study activity focused on the teaching and learning process is not considered an innate activity. The teacher has the role of creating conditions for the study activity to have a personal meaning, so that the individual can relate, in this practice, his social life, feeling the need to assimilate theoretical knowledge. From this perspective, it was possible to understand that active methodologies have their limitations in the teaching and learning process, since some contradictions were verified, such as the emptying of historically systematized knowledge with regard to the relationship between active methodologies and the study activity, as well as understanding the role of the teacher in the teaching process.O presente artigo tem como objetivo analisar as possibilidades e os limites das metodologias ativas em proveito da atividade de estudo do aluno. Para tanto, tomou-se como referencial teórico a teoria histórico-cultural. Buscou-se pesquisar sobre a contribuição das metodologias ativas no planejamento do professor e, por consequência, verificar se tais metodologias contribuem para o processo de ensino e aprendizagem no sentido de efetivar o desenvolvimento integral do aluno sob a ótica da teoria histórico-cultural. Nesse sentido, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica, cujo intuito é se apropriar do referencial teórico e analisar os fundamentos das metodologias ativas. Verificou-se que, para que o processo de ensino e aprendizagem seja contemplado em sua plenitude, é necessário que o aluno esteja em atividade de estudo. Assim, a atividade de estudo voltada para o processo de ensino e aprendizagem não é considerada uma atividade inata. O professor tem o papel de criar condições para que a atividade de estudo possua um sentido pessoal, de modo que o indivíduo possa relacionar, nessa prática, a sua vida social, sentindo a necessidade de assimilar os conhecimentos teóricos. Por esta ótica, foi possível compreender que as metodologias ativas possuem suas limitações no processo de ensino e aprendizagem, visto que foram verificadas algumas contradições, como o esvaziamento do conhecimento historicamente sistematizado no que diz respeito à relação das metodologias ativas com a atividade de estudo, bem como a compreensão do papel do professor no processo de ensinar.18 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMetodologias ativasTeoria histórico-culturalAtividade de EstudoPossibilidades e limites das metodologias ativas na atividade de estudo do alunoPossibilities and limitation of active methodologies in the student's study activityArtigo Científico