Vieira Carnevalle, ClaudiaLeonida Pinto Ferreira, FernandaSoares Pasqual, LuízaOliveira de Souza, Karina2023-01-122023-01-122022-11-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31222A proposta do presente trabalho se dá a partir da perspectiva fenomenológica existencial, analisando o personagem principal do filme A Ilha Medo (2010) diagnosticado com Esquizofrenia em contexto de internação psiquiátrica. Para a referida análise fez-se necessário a compreensão da psicopatologia por meio do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e compreensão teórica da fenomenologia existencial, que explora os fenômenos conscientes apresentados pelos indivíduos. Neste sentido, privilegiou-se um olhar existencial ao paciente psiquiátrico, desconstruindo o preconceito estrutural sobre essa população, proporcionando reflexões sobre o indivíduo para além de seu diagnóstico, priorizando uma ótica de integralidade e respeito sobre seu modo de existir. Concluiu-se que o Ser, independentemente de qualquer fator, ou alteração das suas dimensões relacionado a sua saúde integral, não deve ser invalidado. Assim, se faz necessário ressignificar o olhar da sociedade para com essas pessoas, com o devido reconhecimento da sua existência.21ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFenomenologia ExistencialEsquizofreniaPsicopatologiaAqui-e-agoraA percepção sobre o paciente 67 para além de seu diagnóstico: uma análise a partir do filme a Ilha do medo, de Martin Scorsese, sob a ótica da fenomenologia existencialPERCEPTION ABOUT THE PATIENT 67 BEYOND HIS DIAGNOSIS An analysis from the film Shutter Island, by Martin Scorsese, from the perspective of Existential PhenomenologyArtigo Científico