Paula, Danilosantos, Lais2022-12-202022-12-202022-12-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30262O desenvolvimento infantil, de forma plena, necessita de estímulos diversos e a arte é uma ótima ferramenta multidisciplinar que garante o aprendizado de forma lúdica como, por exemplo, no estudo da música que envolve matemática, línguas, desenho e coordenação motora, ela proporciona à criança um novo universo e uma forma mais lúdica de enfrentar o mundo de acordo com a Psicóloga e arteterapeuta Juliana de Sylos Lima¹. No entanto, essa, infelizmente, não é a realidade de todas as crianças e adolescentes do nosso país, há uma clara discrepância entre áreas centrais mais favorecidas que têm seu ensino completo, com inúmeras atividades e estruturas robustas enquanto bairros periféricos, geralmente, não possuem o básico como portas em banheiros, ou merenda no prato. Como é o exemplo da Brasilândia, onde a estrutura pública não é suficiente para suprir a demanda do bairro, as crianças e adolescentes não encontram muitas opções de lazer, além de inadequadas e pouco existentes não possuem manutenção trazendo insegurança para os usuários segundo depoimentos de moradores. Entretanto, nesse erro recorrentemente negligenciado, este trabalho se apoiará em recursos pedagógicos, artísticos e da psicologia comportamental, a fim de subsidiar os meios necessários para arquitetar o projeto. Em suma, o espaço Fora da Linha tem como objetivo primordial proporcionar um ecossistema completo de aprendizagem a partir da Arte em seu panorama geral. Que desenvolva suas relações interpessoais, criativas e políticas sem restrições que possam bloquear seu desenvolvimento, dando a chance de tirá-los das ruas, proporcionando, assim, novos horizontes que possibilitem a busca pelo seu próprio futuro.114ptfora da linhacentro atisticoFora da linha - centro artistico para crianças e adolescentes do bairro Jd. PaulistanoFora da Linha - artistic center for children and teenagers in the neighborhood of Jd. PaulistanoMonografia