Schardong, RosmeriPalavro, Jane Mareli Richter2018-08-222020-11-292018-08-222020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10110O presente artigo apresenta o processo e os resultados da análise dos reflexos dos exames externos em larga escala no cotidiano de um 5º ano em uma escola pública estadual mineira. Para realização da pesquisa foram efetuadas observações em sala de aula, analisados instrumentos avaliativos e documentos da escola e sites da rede estadual de Minas Gerais e do MEC; realizados questionários e entrevistas com a supervisora escolar e com a professora do 5º ano, além de leituras de autores que discutem avaliação e os testes externos de larga escala. Neste sentido, a pesquisa pode ser classificada como de caráter exploratório e está baseada em análise bibliográfica/documental e num estudo de caso. Verificou-se que, em linhas gerais, os testes externos em larga escala exercem um papel bastante importante no cotidiano da turma pesquisada. Os dados coletados revelam que estes testes têm se caracterizado, de modo geral, como mais um instrumento de regulação e controle das práticas pedagógicas no interior de algumas escolas. Condicionando, muitas vezes, a atuação dos professores ao preparo dos estudantes para obtenção de bons resultados.20 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAvaliaçãoAvaliações externasTestes externos em larga escalaOs reflexos dos testes externos em larga escala (Prova Brasil e PROEB) num 5° ano de uma escola estadual mineiraArtigo Científico