Queissada, DanielCarvalho, Luciano Menezes2021-12-172021-12-172021-12-17https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19977O trabalho em questão aborda a história das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), relatando as grandes contribuições em todos os seguimentos sociais, com foco na trajetória e contribuições das TICs no ambiente educacional. Um ambiente no qual os equipamentos tecnológicos foram inseridos a muito tempo, mas com uso e reconhecimento a passos lentos, visto que, grande parte dos professores, ainda hoje se restringem ao uso dos aparatos digitais. Em contrapartida o Ensino a Distância (EAD) sempre explorou de modo amplo o uso das TICs, sendo um método com potencialidade, fragilidades e desafios, assim como o ensino remoto, adotado durante a pandemia. Momento no qual os professores se viram obrigados a se familiarizar de forma rápida a vários recursos tecnológicos que favorecessem o ensino. Desta forma, metodologias inovadoras de educação aliadas às tecnologias passaram a ser mais presentes nas aulas virtuais, ferramentas e plataformas precisaram ser dominadas por professores e alunos, professores se reinventaram, e alguns alunos passaram a ser mais ativos nas atividades. Destaca-se a importância da ludicidade nas aulas remotas, momentos de aulas desafiadoras, mas que também trouxeram uma perspectiva para um ensino hibrido de qualidade e de metodologias eficazes, graças as experiências e aprendizados durante esse período que ainda estamos vivendo, proporcionando uma nova visão de como fazer educação nos tempos modernos.54 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação tecnológica,Metodologias de ensinoEnsino híbridoTecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicosMonografia