Goulart, Mariléia MendesPacífico, Juliana2022-12-212022-12-212022-11-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30495Este artigo apresenta um estudo de caso de tipo exploratório e natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, entrevista com os professores, registros escritos e fotográficos. A amostra se constitui de um grupo de bebês de uma instituição da rede municipal de Jaguaruna. Tendo como tema o espaço na educação infantil. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Qual a relação existente entre a organização do espaço e o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil? Como objetivo geral estabelecemos: compreender a relação existente entre a organização do espaço e processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. A partir deste objetivo, desdobramos os objetivos específicos: Identificar se o planejamento das professoras propõe pensar a organização do espaço. Listar as dificuldades encontradas em relação a organização do espaço na educação infantil para o grupo de bebês. Elencar como as professoras se instrumentalizam para pensar estratégias para o espaço. Investigar as estruturas físicas da creche para o desenvolvimento das crianças. Os dados permitiram perceber que, dependendo de como o espaço for organizado, as ações das crianças podem ser potencializadas ou limitadas, podendo interferir nos seus aspectos afetivos, cognitivos, comportamentais e motores. Que o papel do professor é primordial na construção e utilização deste espaço, dando voz e oportunidade para que as crianças possam participar da construção de todo o espaço, não somente da sua utilização.27 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilOrganizaçãoEspaçoProfessorEducação infantilO espaço na educação infantil: entraves e possibilidadesSpace in early childhood education: barriers and possibilitiesArtigo Científico