Soares, Sandro VieiraSilva, Grasiano Freitas da2022-02-232022-02-232021-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21226A qualidade na prestação de serviços tornou-se uma obrigação das instituições na atualidade, tanto no setor privado quanto no público. Tendo em vista a dependência que o sucesso da prestação de serviço tem da percepção dos clientes e usuários, diversos gestores e estudiosos tem se preocupado com a mensuração da qualidade dos serviços, através da utilização de modelos de mensuração apropriados e consagrados pela literatura. Considerando os serviços educacionais, o ensino na Marinha do Brasil busca obedecer um processo contínuo e progressivo de educação, com características próprias, constantemente atualizado e aprimorado, baseando em alguns princípios, como a garantia de padrão de qualidade, a profissionalização contínua e progressiva, e a avaliação integral e contínua. Assim, esta pesquisa buscou avaliar a qualidade dos serviços do Curso de Formação de Marinheiros da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, segundo as percepções dos alunos. Para essa avaliação, utilizou-se a escala HEdPERF com adaptações realizadas, considerando o contexto específico de aplicação. Quanto à forma de abordagem, esta pesquisa classifica-se como quantitativa, a coleta de dados foi realizada utilizando-se questionários impressos e a amostra do presente estudo foram os 178 alunos que se encontravam matriculados no Curso de Formação de Marinheiros e que se voluntariaram para participar da pesquisa. O instrumento de coleta de dados adaptado foi validado pela Análise de Componentes Confirmatória com o uso do software SmartPLS 3. Na análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e análise de regressão com o auxílio do software SPSS. Como resultado, a pesquisa revelou que a maior percepção de qualidade dos respondentes foi em relação a dimensão Aspectos Acadêmicos, e que, no entanto, a dimensão que apresentou a menor percepção de qualidade foi a dimensão Aspectos não Acadêmicos. A análise de regressão permitiu identificar que variáveis como Renda Familiar Mensal Total, Nível de Escolaridade e Principal Motivação para entrar nas Forças Armadas, exercem influência estatisticamente significativa em determinados itens da escala HEdPERF adaptada para a presente pesquisa.135 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilHEDPERFQualidade em serviçosCurso de formação militarMarinha do BrasilA percepção da qualidade em serviços em um curso de formação militar mensurada pela escala HEDPERFDissertação