Junior, Mario Abel BressanMendes, Walquiria Guedert2021-07-302021-07-302021-06-17https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14910O presente estudo teve como objetivo analisar as memórias socioculturais dos alunos do nivelamento Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina, em relação a vivência, em sala de aula, durante o período escolar de sua infância. Para isso, fez-se uma investigação sobre o termo Memória embasado nos conceitos teóricos de Memória Coletiva (HALBWACHS, 1990), Memoria Individual e Memória Herdada (POLLAK, 1989, 1992). Projetou-se, através de registros, o que os alunos identificaram sobre suas Memórias Afetivas e, por meio de seus relatos orais, verificou-se quais as memórias que eles traziam consigo sobre sua infância dentro da sala de aula e na relação com os professores. Em seus relatos, ficou destacado como suas recordações funcionam para rememorar as lembranças das suas ações. Também ocorreu a entrevista com a responsável pelo Ensino de Jovens e Adultos em Santa Catarina, para nos dar um aporte sobre o tema, bem como falar sobre a memória deste tipo de educação em nosso estado.93 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMemória ColetivaMemória IndividualMemória AfetivaNivelamentoEJAA escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SCDissertação