Moraes, Heloisa Juncklaus Preisde Mello, Laura Arezio Sobroza2021-02-252021-08-042021-02-252021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16253O objetivo deste estudo é identificar as figuras que predominam sobre a mulher catarinense através do Jornalismo, em seu papel de tecnologia do imaginário. Especialistas ligados à psicologia e ao estudo dos arquétipos, como Carl Gustav Jung, Clarissa Pinkola Estés e Jean Shinoda Bolen foram essenciais para este trabalho. Além deles, as publicitárias Margaret Mark e Carol S. Pearson forneceram grande parte das imagens-base para a análise. Outros articulistas e autores, como Maria Ribeiro, Mariza B.T. Mendes e Rita Correia também trouxeram significativas contribuições. Foi realizado um estudo de caso da revista semanal que engloba produções dos três jornais A Notícia, Jornal de Santa Catarina e o Diário catarinense. Após análise de 6 meses de produção, concluiu-se que as imagens da Feiticeira, da Sábia e da Revolucionária predominam com relação às outras que foram selecionadas.34 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilArquétiposJornalismoMulheresRevolucionárias, Sábias e Feiticeiras: Mulheres Reais Retratadas na Mídia CatarinenseArtigo Científico