Carvalho, Fabio Luiz Oliveira deSouza, Elizana Andrade2022-07-212022-07-212022-06-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25122A hidrocefalia é uma patologia neurológica caracterizada pelo acúmulo de LCR nas regiões dos ventrículos cerebrais. Ocasiona diversos problemas posturais, déficits de coordenação motora fina e grossa, problemas de equilíbrio estático e dinâmico, dificuldades cognitivas e de aprendizagem, além de danos sensoriais. As deficiências são várias, sendo elas sensitivas, cognitivas e motoras. A fisioterapia possui uma gama de possibilidades de intervenção em pacientes acometidos pela hidrocefalia. No campo da pediatria, diversos foram os avanços nos últimos anos no manejo e tratamento de crianças com atrasos e déficits no desenvolvimento neuropsicomotor. O presente trabalho possui como objetivo geral investigar as intervenções atuais da fisioterapia voltadas para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com hidrocefalia. Ademais, têm-se como objetivos específicos: entender a hidrocefalia, sua definição, etiologia, epidemiologia e suas características clínicas; compreender sua fisiopatologia; conhecer as características do desenvolvimento motor infantil típico e atípico; analisar a avaliação neuropsicomotora pediátrica aplicada à hidrocefalia; e conhecer o tratamento terapêutico da fisioterapia nas crianças afetadas pela patologia. Compreende uma revisão integrativa da literatura e, para sua produção, foram utilizados os seguintes descritores: “Hidrocefalia”, “Fisioterapia”, “Desenvolvimento neuropsicomotor”, nos idiomas espanhol, inglês e português. O presente trabalho foi construído entre os meses de março e junho de 2022. Foram elegidos estudos datados entre os anos de 2011 a 2021, ao passo que se deu preferência aos trabalhos publicados nos últimos 5 anos. As bases consultadas foram: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE e a Scientific Electronic Library Online (SciELO). A investigação sobre as intervenções da fisioterapia voltadas para a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com hidrocefalia evidenciou a estimulação precoce através de estímulos diversos, a mobilização, a cinesioterapia, a hidroterapia, o método PediaSuit, a realidade virtual e a adaptação do ambiente domiciliar mediante manejo e orientação aos pais e cuidadores. Concluiu-se que a fisioterapia é um instrumento terapêutico extremamente necessário para a qualidade de vida da criança com hidrocefalia.66 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilHidrocefaliaIntervenção fisioterapêuticaDesenvolvimento neuropsicomotorINTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM HIDROCEFALIA: uma revisão integrativaMonografia