Krusser, RenataSouza, Anderson Azeredo2017-10-232020-11-292017-10-232020-11-292008https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11297Assim como a tecnologia, a educação tem passado por mudanças consideráveis na busca de uma melhor metodologia. Do ensino à aprendizagem, o que antes era um monólogo do educador hoje tem como proposta uma sala de aula caracterizada por uma dinâmica interação entre alunos onde o educador é o mediador do conhecimento. Com essa nova metodologia surge um público mais exigente e com ele novos desafios. Sabe-se que um dos grandes desafios dentro da sala de aula é o despertar e a manutenção do interesse dos alunos no assunto em pauta. A problemática que norteou a presente pesquisa esteve baseada na elaboração de material didático utilizando tecnologias diferenciadas para o conteúdo "Processoi de moldagem e vulcanização de borracha" ministrado em cursos de tecnologia da borracha e na verificação da eficácia deste na motivação e interesse dos alunos para o desenvolvimento das competências. A pesquisa foi conduzida através do levantamento de informações teóricas; de coleta de dados por observação (pesquisa qualitativa) durante as aulas ministradas e por pesquisa quantitativa. O uso desta tecnologia contribuiu para os resultados positivos rumo ao alcance das competências propostas, onde, a partir das constatações, foi realizado um projeto de trabalho que teve como objetivo a elaboração, junto aos instrutores da instituição, de materiais didáticos e planos de aulas que foram utilizados nos cursos de fundamentos de operação de cilindros; fundamentos de operação de prensas e analista de processos da indústria da borracha. Os resultados foram muito positivos, uma vez que foi observada a adequação dos materiais elaborados para o desenvolvimento das aulas.49 f.pt-BRCompetênciasMeios educacionaisMateriais didáticosTecnologia na educaçãoA tecnologia como recurso didático no desenvolvimento das competências-TCPIIMonografia