Cardoso, Jorge Alexandre NogaredRibeiro, Zara Liane Schuantes Rodrigues2020-07-092020-11-292020-07-092020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10075O presente estudo aborda o tema da adaptação das crianças na Educação Infantil. O assunto é de total importância para o início da vida escolar, a experiência e as peculiaridades do processo. O objetivo e investigação da problemática foram “Estratégias de inserção da criança na escola em um processo menos doloroso para o desenvolvimento infantil”. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com a técnica de cunho bibliográfico. Verificaram-se entre os estudos categorias comuns, em uma análise conceitual concluiu-se que os envolvidos no processo: criança, pais, professores e instituição precisam ser interagentes. A afetividade e a formação dos educadores, o ambiente escolar e o adequado planejamento para a inserção escolar infantil, são algumas estratégias para a adaptação menos dolorosa e bem sucedida.21 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAdaptação das criançasEducação infantilEstratégias de inserçãoAdaptação das crianças na educação infantilMonografia