Yared, Yalin BrizolaYared, Yalin BrizolaManoel, Cíntian Fernandes2021-07-212021-07-212021-06-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14856Presente artigo discorre sobre a potencialidade da disciplina ‘Tecnologias e Mídias Educacionais’, ofertada remotamente em 2020/B no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNISUL, na promoção do pensamento crítico (PC) durante a formação inicial de professores em tempos pandêmicos. Objetivamos analisar como a referida disciplina ofertada por aulas remotas síncronas pode contribuir na promoção do PC durante a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Orientada pelo materialismo histórico-dialético, configurou-se como pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que utilizou o método dialético para análise da realidade. Como instrumento de coleta foi utilizado o questionário semiestruturado e os sujeitos participantes compreenderam os/as acadêmicos/as matriculados na disciplina à época. Para análise, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Como resultado, registramos que a interação e o diálogo foram indicadores expressivos na prática da docente durante aulas remotas síncronas e que podem contribuir para o estímulo e desenvolvimento do PC dos/as estudantes, futuros professores de Ciências e Biologia.29 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFormação de professores de Ciências e BiologiaPensamento crítico-reflexivoEstratégias didático-pedagógicasInteração e diálogo.O pensamento crítico na formação de professores de ciências e biologia: análise de uma disciplina remota em tempos de pandemiaArtigo Científico