Goulart, Mariléia MendesCardoso, Cíntia dos Santos2020-08-242020-11-292020-08-242020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10014A pesquisa teve como foco principal conhecer quais os maiores interesses dos estudantes na escola. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental. A coleta de dados ocorreu a partir da avaliação institucional de uma escola da rede pública estadual, realizada entre os anos de 2013 e 2014, organizada pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) - Tubarão/SC. Como amostra, tivemos estudantes do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Para a análise dos dados, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e quantitativa, na medida em que busca tanto coletar opiniões e percepções quanto quantificar as respostas às questões fechadas e aos índices de reprovação informados. Parte-se das seguintes questões-problema: O interesse dos estudantes pelas aulas se altera ao longo dos anos de escola? Um possível histórico de reprovação do estudante é uma variável para seu interesse ou não nas aulas? Para responder a estas questões, elencamos como objetivo geral: investigar os interesses dos estudantes em relação às aulas a partir de suas vivências no contexto da escola pública. Traçamos como objetivos específicos: identificar o nível de satisfação do estudante em relação às aulas; pontuar inferências dos estudantes, de diferentes faixas etárias, sobre a escola que frequentam; e comparar índices de reprovação e de satisfação do estudante com as aulas/escola. Foi possível observar que, independentemente da idade ou do tempo de escola, muitos deles sentem que a escola é uma extensão de sua casa, um espaço de continuidade dos seus afazeres e lazeres também, de aprendizagem e também onde os elos de amizade se solidificam para além do cotidiano doméstico.18 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilEscolaFunção da escolaEstudantesO interesse pela escola: com a palavra, o estudanteArtigo Científico