Gonçalves, AcríssioSilva, DrieneGomes, GuilhermePereira, NathaliaSantos, Thais2022-07-122022-07-122022-06-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24652Esse artigo examina a educação inclusiva e deficiência intelectual, apresentando apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar, com o objetivo de identificar as principais dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Além disso, o artigo pretende analisar e apresentar as estratégias utilizadas eficazes no processo educacional, bem como a importância da inclusão escolar no processo de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual. Para esse fim, foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa que analisou 40 artigos sobre a temática. A partir dessa revisão, constatou-se que a temática inclusão e inserção dos alunos com deficiência intelectual demanda ainda grande atenção e melhoria, sendo necessário pensar em algumas questões acerca do tema, como a formação acadêmica e preparação dos docentes, a infraestrutura que não abrange as necessidades dos estudantes, além da falta de ferramentas de avaliação psicológica na análise dos processos educacionais. Ressalta-se, ainda, a importância do envolvimento entre os pais, professores e alunos para o fortalecimento na produção e elaboração de todo o processo de inclusão escolar.21ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDeficiência intelectualEducação InclusivaEducação infantilInclusão escolarEducação EspecialEducação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolarInclusive Education and Intellectual Disability: Theoretical notes on school inclusionMonografia